sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Obesidade Mórbida

Definição: É uma doença progressiva que resulta do desequilíbrio entre consumo alimentar e gasto energético.
Diagnóstico: A forma amplamente utilizada para verificar o grau de obesidade é o Índice de Massa Corporal (IMC) e a Medida da Circunferência Abdominal (CA) por pelo menos três motivos: facilidade de obtenção dessas medidas, ampla utilização delas na grande maioria dos trabalhos científicos e por ser o IMC o instrumento de corte usado pela OMS.Para o cálculo do IMC utiliza-se a fórmula abaixo, com peso (P) em quilogramas dividido pela altura (A) em metros ao quadrado.
Cálculo do IMC
IMC = P/A²
Conforme o IMC, classifica-se a obesidade de acordo com a tabela abaixo:
Classificação para adultos, de acordo com o IMC
IMC (kg/m²) Categoria Risco para a saúde
18,5 a 24,99 Normalidade Médio
25 a 29,99 Pré-obeso Aumentado
30 a 34,99 Obeso classe I Moderado
35 a 39,99 Obeso classe II Grave
40 Obeso classe III Muito Grave

Em termos de prevalência, a projeção realizada pela Força Tarefa Internacional para Obesidade (IOTF, em inglês) diz que em 25 anos, 60% da população norte-americana e 33% da população brasileira terão IMC ?30. Em relação ao sexo, a obesidade é de 1,5 a 2 vezes mais prevalente no sexo feminino.

O que causa a obesidade (Fatores Etiológicos)
- Neuroendócrinos o Síndrome hipotalâmica o Síndrome de Cushing o Hipotireodismo o Ovários Policísticos o Pseudo-hipoparatireoidismo o Hipogonadismo o Deficiência de hormônio de crescimento o Insulinoma e hiperinsulinismo- Médicos o Drogas (psicotrópicos, corticosteróides) o Cirurgia hipotalâmica- Inadequação dietética o Dietas ricas em lipídios o Dietas tipo “fast food”- Inatividade física o Forçada (pós-operatório) o Envelhecimento o Ocupacional- Psiquiátricos o Depressão o Compulsão alimentar periódica o Retardamento mental- Genéticos o Autossômicos recessivos ligados ao X o Cromossômicos (síndrome de Prader-Willi)
O que a obesidade causa
As doenças causadas pela obesidade são várias e de gravidade significativa.O importante é que muitas delas melhoram significativamente com o tratamento da obesidade.
- Cardiovasculares o Hipertensão arterial sistêmica o Insuficiência cardíaca congestiva o Cor pulmonale o Varizes o Trombose venosa profunda o Tromboembolismo pulmonar
- Respiratórias o Dispnéia o Síndrome da apnéia e hipopnéia obstrutiva do sono (SAHOS)- Gastrointestinais o Hérnia de hiato o Colelitíase o Esteatose e cirrose hepática o Hemorróidas o Hérnias abdominais o Câncer de cólon
- Metabólicas o Resistência à insulina o Diabetes melito não-insulinodependente o Dislipidemias (baixo HDL e triglicérides aumentados) o Hiperuricemia
- Tocoginecológicas o Macrossomia fetal e complicações de parto o Ginecomastia o Câncer de mama e do endométrio o Câncer cervical o Diminuição da fertilidade feminina
- Urológicas o Câncer de próstrata o Incontinência urinária o Diminuição da fertilidade masculina
- Dermatológicas o Dermatites por sudorese o Furunculoses o Micoses o Linfedema o Celulite
- Musculoesqueléticas o Osteoartrites o Lombalgia o Imobilidade o Gota
- Endocrinológicas o Hipercortisolismo o Ovário policístico o Hiperandrogenismo o Irregularidades menstruais
- Renais o Proteinúria
- Psicológicas o Complicações psicológicas o Transtornos psiquiátricos o Transtornos alimentares o Distorção da imagem corporal o Síndrome alimentar noturna o Estigma social- Neurológicas o Acidente vascular cerebral o Hipertensão intracraniana idiopática o Síndrome da apnéia e hipopnéia obstrutiva do sono (SAHOS)
Dessa forma, percebemos o impacto que a obesidade ocasiona, aumentado o risco de mortalidade das pessoas acometidas por esta doença.
Tratamento para obesidade
A manutenção da perda de peso representa o maior desafio que enfrenta o paciente sem tratamento. Como a obesidade é uma doença crônica, o tratamento para tal deve ser vitalício.
Cirurgia
A cirurgia está indicada em pacientes que já realizaram várias tentativas de tratamento clínico, dietas e exercícios sem efeito. A obesidade, por ser uma doença multifatorial, necessita de uma equipe multidisciplinar para uma completa avaliação pré-operatória. Compõe a equipe médicos cirurgiões, médicos clínicos, médicos cardiologistas, médicos endocrinologistas, médicos intensivistas, nutricionistas, psicólogos, enfermagem, fisioterapeutas e equipe de apoio.Este grupo visa preparar o paciente para o procedimento, esclarecer dúvidas e criar um vínculo médico-paciente que acompanhará um pós-operatório mais tranqüilo.São candidatos ao tratamento cirúrgico pacientes com IMC 40 ou pacientes com IMC 35 portadores de comorbidades.
Como é o tratamento cirúrgico
O tratamento cirúrgico visa diminuir o volume do estômago de forma a limitar a ingestão alimentar. De um modo geral a perda de peso pode ser obtida por dois caminhos, pela redução da capacidade do estômago ou pela diminuição da absorção de nutrientes.
TécnicasHoje consideramos as melhores técnicas para diminuição de peso e sua manutenção as chamadas de mistas, onde se associam as técnicas redutivas e disabsortivas. Exemplo: cirurgia de Fobi-Capella.
Riscos: Atualmente uma das maiores preocupações médicas para o paciente obeso é seu risco de morte prematura que está aumentado em vezes comparado aos pacientes não obesos. O índice de mortalidade associado ao procedimento cirúrgico é de 0,5% nos melhores serviços, entretanto, não é menos segura que outros tipos de cirurgia, e os riscos estão longe dos riscos trazidos pela obesidade severa não tratada.
Resultados: A maioria dos pacientes perde em torno de 65% do excesso de peso no 1º ano, podendo chegar a todo excesso de peso em 2 anos.

Nenhum comentário: