sexta-feira, 19 de junho de 2009

Obesidade é uma doença? Obesidade é uma doença!!!

Esses dias estava falando com uma amiga no msn e ela me disse que viu minha reportagem no jornal mas nao concordou com uma coisa. Maldita a hora que resolvi perguntar o que era. Ela disse que nao concordava quando eu disse que a obesidade era uma doenca. Entao afirmei "Mas a obesidade é uma doença." E ela falou "Seria doença se tivesse problema de tireoide. Fora isso eh sem-vergonhice".
Sabe aquelas horas que te sobe o sangue e tu sente um calorao no rosto? Foi o que aconteceu comigo quando li o que ela escreveu. Ela ja foi bem gordinha, mas emagreceu, muito. Agora ela esta indo no Vigilantes do Peso e acha que é a mehor saida. Falou que la eles dizem que obesidade nao eh doenca. É apenas questao de reeducacao alimentar. Continuamos nosso dialogo, mesmo sabendo que eu iria me irritar.
Entao falei que nao era eu quem estava dizendo que era uma doenca. Que ja era reconhecido pela Organizacao Mundal de Saude como doença. Falei que estava sendo acompanhada por varios medicos de especialidades diferentes e que todos tratam a obesidade como uma doenca...
E ela argumentando que ela emagreceu e tambem sentia vontade de comer, mas que quem quer emagrecer eh soh fechar a boca que emagrece... e bla bla bla... e meu sangue fervendo de raiva.
Dai eu disse "Entao alcoolismo tambem nao eh doenca?" E como eu ja esperava, veio a resposta "Claro que nao. Eh um vicio de quem nao tem vergonha na cara". Putz, ninguem merece.
Tambem demorei pra aceitar alcoolismo como doenca, entao resolvi voltar ao assunto obesidade.
Enquanto falava com ela procurei varias coisas sobre obesidade como doenca na internet e mandava pra ela, mas a dona da razao nao aceitou e continuou com o pensamento dela.
O que mais me irritou nisso tudo eh que ela ja foi obesa, sabe da dificildade, mostrei e argumentei varias vezes... e como mudar o pensamento de milhares de pessoas que pensam assim, se nao mudei o pensamento de uma que ja foi obesa?

3 comentários:

Carol disse...

Querida, o preconceito com obesos ainda é muito grande... é muito mais fácil apontar, criticar, do que assumir verdadeiramente como doença. Pois comer faz parte da vida e eles pensam que podemos controlar essa compulsão que nos arrasa, nos deprime mas ao mesmo tempo nos consola! Não desista! Bjos

~♥~ Sheiloka ~♥~ disse...

É Joy, infelismente tem gente de todo tipo né, assim como existem pessoas magras que foram magras a vida inteira e super esclarecidas, existem os gordos e ex gordos tapados e ignorantes (desculpe pela expressão).
Se não fosse uma doença, porque que pessoas que comem a mesma coisa uma é obesa e a outra magra? Porque a obesa tem uma doença.

Mas não se abata por isso.

Bjusss e bom fim de semana :)

lulu disse...

E ela ainda acha que é normal alguem ter que frequentar os vigilantes para manter o peso?
É claro que é um auxilio, eles só nao tratam como doença, para que a pessoa se sinta capaz de mudar. Mas que é uma doença é. É como dar água com açucar pra alguem falando que é um remedio que vai curar a doença dela.
Que na verdade a pessoa tem, o remédio é que está indisponivel no momento.
hehehe