terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Gastroplastia

Por que Cirurgia?
Muitas pessoas severamente obesas têm tentado numerosos e cansativos programas de emagrecimento e falharam. Estas pessoas apresentam também um alto potencial de patologias clínicas como: diabetes, hipertensão, artrite reumatóide e doenças cardiovasculares. A cirurgia pode ajudar a reduzir o excesso de peso e conseqüentemente aliviar ou até mesmo eliminar os problemas.

Quais as cirurgias para a obesidade mais realizadas?
Cirurgiões qualificados realizam um dos dois procedimentos cirúrgicos: o primeiro é chamado de gastroplastia e banda vertical, a qual se realiza o grampeamento do estômago, criando um pequeno reservatório. Este pequeno reservatório distende-se rapidamente com o alimento, enviando sinais ao cérebro de que o estômago está cheio. O outro método é o bypass gástrico, muito parecido ao método anterior, porém o alimento após passar pelo pequeno reservatório gástrico, entra diretamente no intestino delgado encurtando o trajeto do alimento e levando a uma diminuição da absorção calórica.

Como eu perco peso com a cirurgia?
A cirurgia é desenvolvida para reduzir a quantidade de alimentos consumida nas refeições. Por causa do pequeno reservatório gástrico, pequenas quantidades de alimento satisfazem mais rapidamente. O apetite é também diminuído. Porque comendo menos você irá também emagrecer.

A cirurgia apresenta riscos?
Toda cirurgia acarreta algum tipo de risco, e estes procedimentos não são a exceção. Entretanto, não é menos segura que outras tantas cirurgias e os riscos estão longe dos riscos trazidos pela obesidade severa não tratada.

Quanto tempo dura a cirurgia?
A duração da cirurgia depende da performace individual de cada caso.

Quanto tempo permanecerei no hospital?
Normalmente você ficará cerca de 5 dias, dependendo de sua recuperação. Para maior segurança e conforto, nós queremos estar certos de sua recuperação antes de você deixar o hospital.

Posso reverter a cirurgia no futuro?
Você pode, mas nós não recomendamos. Quando você é operado, a perda de peso ocorre permanentemente. Se algum problema ocorrer, e o grampeamento tenha que ser removido, seu cirurgião poderá fazê-lo.

Quando poderei retornar as atividades normais?
Entre 2 a 6 semanas geralmente, dependendo do tipo de trabalho que você faz. Você não deve levantar peso por 90 dias. Seu médico pode responder esta questão mais especificamente para você, de acordo com sua recuperação.

Eu terei que seguir dieta novamente?
Não necessariamente, muitas pessoas podem comer vários tipos de alimentos. Você seguirá uma dieta programada no pós-operatório, iniciando com líquidos, passando a alimentos liquidificados (pastosos) e finalmente sólidos. Os alimentos serão ricos em proteínas e boa quantidade de fibras. Lembre-se, você pode comer pequenas quantidades. Seus hábitos alimentares mudarão para melhor. Isto será planejado individualmente com a nutricionista.

Com tão pouca comida, não poderei morrer de fome?
Muito pelo contrário. Programas dietéticos completos, com 6 refeições diárias, com vitaminas e suplementos serão incluídos em suas refeições através do planejamento conjunto com a nutricionista.

Quando tempo levarei para emagrecer?
Isto depende de seu metabolismo e da quantidade de peso que tem a eliminar. Geralmente isto pode variar de 20% a 30% de seu peso em 3 meses e até 60% seu excesso de peso em 1 ano.

Qual o sucesso da cirurgia?
Nesta cirurgia a grande maioria dos pacientes perde 40% a 60% do excesso de peso em um ano e muitos chegam a perder todo seu excesso de peso em dois anos. Uma pequena porcentagem de pacientes, entretanto, perdem muito pouco ou mantém seu peso, muitas vezes devido a problemas não relacionados ao tratamento cirúrgico.

O que pode acontecer se não seguir o programa?
Inicialmente se você tentar comer mais alimentos sólidos, você pode vomitar o conteúdo. Se você aumentar a freqüência você pode dilatar seu reservatório gástrico, podendo levar a ruptura do grampeamento do estômago. Se por exemplo utilizar alimentos ricos em calorias tipo bebidas alcoólicas, chocolates líquidos, leite condensado, poderá retornar a ganhar peso.

Como funciona a equipe neste serviço?
Este programa de emagrecimento segue os guidelines recomendados para o tratamento da obesidade mórbida. A cirurgia é recomendada para pessoas que tentaram outras formas de emagrecimento e falharam.
Os cirurgiões em conjunto com a equipe multidisciplinar, composta por médicos: cardiologista, endocrinologista, anestesiologista, nutricionistas e psicólogas, cada qual especialista em tratamento da obesidade severa, poderá ajuda-lo clinicamente e emocionalmente, sempre que precisar.

Que sintomas emocionais eu poderei desenvolver depois de um tempo da cirurgia?
A reação emocional que cada sujeito desenvolve após a cirurgia é muito particular e depende muito da capacidade (estrutura emocional) de cada indivíduo de também se adaptar às “privações” e novidades. A mudança de hábitos, rotinas e novas escolhas que deverão ocorrer, não só no tocante à alimentação, como no estilo de vida e obtenção de prazer. Assim alguns pacientes reagem mais positivamente, outros nem tanto, fazendo novos sintomas como outras compulsões (sexuais, financeiras, etc..), depressão, crises conjugais, comportamento mais “agitado” e até exibicionista.

Ficarei com intolerância a algum alimento?
Não existem regras em relação às intolerâncias, mas alguns pacientes apresentam intolerância a carne vermelha, outros ao arroz e até ao doce.

Quando poderei freqüentar uma academia, ou fazer exercícios mais fortes?
Somente após a liberação do cirurgião, que poderá ocorrer com 90 dias de cirurgia, dependendo da evolução da recuperação.

É freqüente ocorrerem vômitos depois da cirurgia?
Alguns pacientes vomitam mais, outros menos, e muitos não vomitam. Realizando as refeições com as qualidades e quantidades especificadas pela nutricionista, nos horários combinados e observando a mastigação, isto raramente ocorre.

Caso minha família não me apóie para a cirurgia, poderei fazer o tratamento?
O apoio familiar é muito importante, pois precisaremos que alguém o acompanhe no hospital, prepare seus alimentos nos primeiros dias em casa, o acompanhe nas consultas, enfim, sempre é mais tranqüilo e indicado que a família tenha uma conduta mais colaborativa.

Quando poderei recomeçar as atividades sexuais?
As atividades sexuais poderão ser retomadas após 30 dias da cirurgia, tudo indo bem na recuperação, observando as posições mais “passivas”, sem tanto esforço físico.

Existem contra-indicações psicológicas para o tratamento cirúrgico?
Sim, as contra-indicações mais específicas para o tratamento são: casos de alcoolismo e drogadição, psicose, depressão, algumas fobias, alguma crise ou trauma mais intenso, pós-parto e pouca capacidade cognitiva.

Fonte: Site do Grupo Novo Peso

7 comentários:

~♥~ Sheiloka ~♥~ disse...

Oi Joy, tbm desci a lenha naquela comu no meu blog...hahahaha

Bjks amore ♥

novacriaturaeusou disse...

Oi joy, amiga tb to na luta pela gastro.
Passa no meu blog, quero q vc tb conheça a minha historia fica na paz.
Essa semana to pra baixo. Mais logo passa.
Meu novo blog.
http://patynovacriaturaeusou.zip.net/

Nanda disse...

Joyyyyyyyyy..

muito boa as informaçoes.. e nunca eh demais..

bjoss

Patty - Manual do Fabricante! disse...

Oi amada! Li essas informaçoes, e são muito boas!


Mas o melhor foi a notícia q vc me deu, de que a Tati está bem! Obrigada, viu! Se vc souber de mais alguma coisa me fale, ok!!!

Bj bj bj. Gosto muito de vc, e estou louca pra t conhecer, viu!

Ingrith disse...

muito boa as informações

Daia Marchiori disse...

Joy utilidade pública...amei amiguinha!!informações nunca são demais...é muito importante para as pessoas que querem operar saberem aonde estão se metendo...mas tu sabe que as vezes as pessoas fazem um bixo da cirurgia e exatamente o contrário...tudo muito tranquilo...eu para te falar a verdade lembro que operei só quando vejo o corte!!!bjóks!!

Unknown disse...

ola gente eu tenho muita vontade de faser esta cirurgia me ajudem nao sei como consegui tenho 1.59 de altura e 110kg 30anos!!nao sei por onde começar!!!